Depressão

Muitas pessoas no mundo atual, que exige uma série de compromissos e onde tudo acontece muito rápido, se sentem com um peso que, muitas das vezes é uma tristeza passageira, mas, em muitos casos, pode ser um sintoma da depressão.

A depressão é uma doença psicológica extremamente comum e tem afetado cada dia mais pessoas, fazendo com que haja uma necessidade muito grande de conscientização da população para que busquem tratamentos especializados ao notar o aparecimento dos sintomas que indicam a doença.

Introdução

Atualmente, a depressão, conhecida como o mal do século, tem sido a maior causa de incapacitação para profissionais brasileiros. A importância do reconhecimento da necessidade de saúde mental e tratamento da mesma é um dos fatores que mais impedem e prejudicam os pacientes, por não estarem atentos à ela.

A conscientização a respeito da necessidade de tratamento para doenças psicológicas tem sido cada vez maior, e, por esse mesmo motivo, é imprescindível que a ajuda médica e especializada seja aplicada quando os pacientes apresentam os sintomas, sendo possível reverter e tratar o quadro de maneira a evitar a evolução da doença.

Sintomas

Ao entrar em um estágio que indica depressão, o paciente pode notar sintomas como um cansaço e fadiga constantes, fraqueza, se torna muito irritável em relação a todas as coisas, sente uma tristeza e angústia que não passam, tem dificuldade de dormir ou dormem muito.

A autoestima do paciente também e afetada como um sintoma da depressão, podendo também ter crises de ansiedade, pensamentos e intenções suicidas, falta de habilidade de concentração, pensamentos pessimistas a todo o tempo, e não conseguirem realizar diversas atividades.

É importante conseguir entender os sintomas e avaliar de maneira crítica, portanto, ao apresentar uma combinação dos mesmos, é extremamente necessário realizar a busca por ajuda médica especializada, que fará com que o diagnóstico da doença seja feito da melhor forma possível.

Causas

Entre os fatores que apresentam um risco para que o paciente desenvolva a depressão em si, encontram-se históricos familiares de pessoas que tem depressão na família, ansiedade e estresse crônicos, outras disfunções psicológicas que estão relacionadas com a depressão, disfunção hormonal, o sobrepeso e a obesidade.

Os traumas físicos ou psicológicos, no caso de algum acontecimento traumático na infância ou em qualquer idade, podem ter estreita relação com a ocorrência da depressão, bem como vários outros fatores que podem causar a falta de interesse pela vida e uma mudança na configuração da produção hormonal do indivíduo.

A depressão é causada pelo desequilíbrio da atividade cerebral, fazendo com que algumas substâncias como a do prazer, a serotonina, possam passar por processos onde não são produzidas de acordo com as necessidades do organismo.

Tratamentos

O método mais indicado para os pacientes que estão sentindo sinais da depressão é buscar a ajuda por meio de sessões de terapia com um psicólogo, que irá identificar a necessidade ou a falta de necessidade de um acompanhamento com um psiquiatra, para a utilização de medicamentos.

Muitos fatores cotidianos também podem ser alterados para que o organismo possa lidar de forma a tratar os sintomas e a ocorrência de depressão, como a mudança de uma dieta para hábitos alimentares saudáveis, a prática de exercícios físicos, bem como a realização de atividades de lazer que sejam agradáveis para o portador.

A vida de todas as pessoas é repleta de fatores que podem afetar negativamente o funcionamento do organismo, e estar em contato com a mente, avaliando e tratando estes fatores de forma correta, pode ser crucial para conseguir gerenciar a depressão de forma benéfica.

As atividades físicas são de extrema importância pois estimulam a produção de substâncias e hormônios que influenciam diretamente na sensação de prazer e bem estar, que falta quando a depressão está em ação sobre o corpo.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!