Menopausa

O organismo de homens e mulheres passa por processos de envelhecimento que atuam sobre o funcionamento dos órgãos, sobre a liberação de substâncias hormonais e de diversos tipos e que fazem com que haja uma mudança drástica na vivência das pessoas. Para as mulheres, a menopausa é um destes processos.

Sendo uma atividade completamente natural do organismo, ainda assim, a menopausa pode causar uma série de fatores que incomodam e prejudicam a vida cotidiana das mulheres, dado o fato de que o corpo passa por um processo de adaptação que muitas vezes pode ter efeitos negativos.

Introdução

Ocasionada pelo fim do período de menstruação das mulheres, indicando que elas não mais podem se reproduzir por meio da gravidez, a menopausa possui influência em várias outras ocorrências no corpo da mulher, como o seu humor, a sua estabilidade emocional, sua vida sexual e social.

Sintomas

Para a maioria das mulheres, é possível começar a perceber os sintomas da menopausa a partir dos quarenta e cinco anos de idade, e o período de início pode se dar até os 55 anos, onde o envelhecimento do organismo passa a exibir sinais como a irregularidade da menstruação, a ocorrência de ondas de calor, uma sudorese excessiva e o ressecamento dos fios de cabelo.

Muitas mulheres vivenciam o aumento de peso, a diminuição da libido, fadiga, dificuldade para dormir, tem secura vaginal, ansiedade excessiva, podendo até mesmo entrar em depressão, bem como irritabilidade, as famosas ondas de calor, dores de cabeça frequentes e alguns lapsos de memória.

A queda de cabelo também se dá como um sintoma comum da menopausa, podendo afetar a autoestima das mulheres, que já estão passando por um processo de adaptação hormonal bastante difícil.

Causas

A menopausa ocorre, principalmente, pelas mudanças que acontecem no organismo e na produção de hormônios no corpo feminino ao longos dos anos e, mais enfaticamente, após a duração do período de fertilidade que é indicado pela menstruação.

O envelhecimento dos folículos ovarianos ao longo da vida faz com que os mesmos parem de responder a estímulos hormonais para a produção de novos óvulos, processo que é regrado pelo FSH – o hormônio pelo qual a produção de estrogênio e progesterona acontece.

Ao passar pelo processo de envelhecimento, com a falta de resposta ao FSH, o organismo passa a produzir uma quantidade muito maior do mesmo, resultando nos processos de aumento desse hormônio, bem como a diminuição do estrogênio nas mulheres e, consequentemente, a falta da menstruação.

Tratamentos

Para as mulheres que estão começando a exibir os sinais que apresentam a possibilidade de início da menopausa, é extremamente indicado procurar pela ajuda e orientação de um médico ginecologista especializado, que poderá avaliar quais são os sintomas apresentados e a melhor maneira de iniciar o tratamento para a contenção e gerenciamento dos desconfortos.

Em sua maioria, os processos de tratamento para menopausa envolvem a aplicação de medicamentos que irão regularizar a produção de hormônios e até mesmo substituir os hormônios produzidos naturalmente pelo organismo, por hormônios que podem ser ingeridos.

O acompanhamento médico é importante para estes tratamentos, pois há muitas mulheres para as quais a terapia hormonal é extremamente contraindicada, podendo haver fatores que impulsionam e aumentam a atuação de algumas doenças como as do coração, cânceres, da lúpus e para mulheres que já passaram por algum tipo de complicação com o sistema circulatório.

Esta terapia faz com que os sintomas sejam gerenciados de forma benéfica, como a diminuição das ondas de calor, de osteoporose, de doenças vasculares, da instabilidade em relação aos sentimentos e da secura vaginal.

Muitas mulheres também optam por realizar a ingestão de alimentos naturais como o chá de rosa branca, bem como a tintura de amora e a erva de são Cristóvão, que podem ajudar a diminuir os sintomas da menopausa.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe. É muito importante para nós!