Sinusite

A sinusite é um mal que afeta milhares de pessoas todos os anos, se tratando de uma inflamação no sistema respiratório superior, nos seios paranasais, que se localizam por toda a face. O processo de instalação da doença se dá por meio de uma infecção causada por um vírus, uma bactéria, ou por um fungo.

Há a variação da doença que faz com que o indivíduo alérgico, possivelmente a poeira e a substâncias tóxicas no ar como poluentes, possa também desenvolver a inflamação nos seios da face, o que faz com que o número de pessoas afetadas pela sinusite aumente significativamente.

As cavidades dos sinos da face se iniciam por dentro do nariz e se enraízam por meio dos ossos do rosto, o que faz com que a sinusite possa estar sempre associada à ocorrência de outras doenças que afetam o sistema respiratório, entre as mais comuns estão a rinite, os portadores de asma e a bronquite.

Introdução

A sinusite tem diversas maneiras de ocorrência, o que faz com que ela possa ser caracterizada em três categorias:

  • A categoria infecciosa bacteriana, na qual o agente causador é uma bactéria, e a infecciosa fúngica, que afeta em sua grande maioria as pessoas cujo sistema imunológico está prejudicado – o indivíduo sofre com a dor que se instala nos seios da região facial, o nariz entupido e a secreção, podendo também ocorrer febre.
  • A categoria alérgica, que ocorre por ação de fatores específicos em cada indivíduo, ocasionando também as dores na região dos sinos características da inflamação, bem como a tosse, e os espirros.
  • A sinusite também pode ser causada por fatores traumáticos, proporcionados por uma mudança profunda de pressão, que pode ser ocasionada ao longo de viagens de avião e ao realizar mergulhos, tendo como principais características a ocorrência de menos obstrução nasal e maior desconforto na região maxilar.

Sintomas

As crises de sinusite podem ter a ocorrência de sintomas em sua ocorrência, nos seus diversos tipos, como as dores muito fortes de cabeça, causando um desconforto na região da face, na têmpora, sob as cavidades dos olhos, dependendo de qual a causa da crise e qual a intensidade da mesma.

A obstrução nasal é um dos principais sintomas que o paciente pode notar ao ocorrer uma crise de sinusite, e pode vir acompanhada também da febre, dos incômodos associados à coriza, e de crises de espirros que podem ser associadas à coceira na região do nariz.

Ao observar os sintomas, é preciso que o paciente procure o atendimento realizado por um médico especializado para que o tratamento possa ser conduzido da melhor forma possível, evitando que a inflamação se intensifique, o que pode causar dor intensa e complicações no tratamento.

Causas

Há diversos fatores que podem ocasionar a ocorrência de uma crise de sinusite, sendo que doenças comuns como as gripes e os resfriados, extremamente corriqueiras para a maioria das pessoas, podem intensificar o quadro, fazendo com que a inflamação bloqueie o processo de drenagem dos mucos secretados pelas glândulas nasais, resultando em um ambiente propício para bactérias.

As alergias, as pessoas que possuem desvio no septo nasal e as condições do clima podem afetar também as vias nasais, sendo causas para a doença. A rinite, a asma, as doenças e alguns remédios que enfraquecem o sistema imunológico também são responsáveis pelo aparecimento da sinusite no organismo.

Tratamento

Após observar o aparecimento dos sintomas, o tratamento será conduzido por um profissional de maneira a conter os sintomas e endereçar a causa da doença, por isso, é extremamente importante o acompanhamento médico: nos casos onde a sinusite estiver associada à uma outra doença, o tratamento da mesma deve ser feito simultaneamente, evitando a intensificação dos sintomas e recorrência da mesma.

Os medicamentos utilizados são, em sua maioria, os antialérgicos, as lavagens nasais com soro fisiológico são grandes aliadas, bem como os corticoides, e as inalações; pode-se também ser necessário realizar tratamento cirúrgico dependendo da causa.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Está página foi lhe útil? Por Gentileza Compartilhe. É muito importante para nós!