Tuberculose

A tuberculose é uma das doenças que requerem o tratamento o mais rápido possível pelo risco de fatalidade que apresenta nos indivíduos afetados pela mesma. Podendo ser causada por diversos fatores, se torna imprescindível a busca por ajuda médica a partir do momento em que o paciente sentir a presença de qualquer um dos sintomas.

Introdução

A tuberculose pode se apresentar em seis tipos diferentes, que afetam áreas distintas do organismo, são eles:

  • a tuberculose pulmonar, que é a que possui maior número de ocorrências;
  • a tuberculose pleural que acontece quando o tecido de revestimento dos pulmões é afetado pela presença da doença, tornando o ato de respirar extremamente difícil para o indivíduo;
  • a tuberculose miliar, que é uma das mais graves e afeta todos os órgãos do corpo, sendo inclusive um dos fatores de risco para a contração de meningite;
  • a tuberculose ganglionar, que afeta o sistema linfático do indivíduo;
  • a tuberculose óssea, que, embora seja mais rara, provoca muitas dores e é de difícil diagnóstico;
  • a tuberculose multirresistente, que apresenta maiores riscos devido à dificuldade no tratamento e a persistência de avanço no organismo.

Sintomas

Os indivíduos que apresentam a ocorrência da tuberculose podem notar sintomas como a febre, um dos mais comuns, e geralmente atinge níveis acima dos 38º, geralmente no final do dia – o surgimento da febre é menos comum em idosos, entretanto.

Um dos sintomas mais comuns e característicos da tuberculose é o suor noturno, que aparece juntamente com a febre ou sem sinal dela, bem como a tosse – que se apresenta apenas nos casos de tuberculose pulmonar.

A falta de ar e o cansaço são sintomas característicos da presença da doença, bem como a perda de peso, a presença de um ou mais linfonodos inchados, as dores no peito e a dor nos ossos. O sangue na urina também é um dos sintomas quando há a presença de tuberculose no sistema urinário.

É recomendada a busca por tratamento médico pelo fato de que a tosse da tuberculose é diferente das outras doenças, se arrastando por semanas até que o indivíduo possa notar algo de errado – inclusive sangue na hora de expectorar.

Causas

O fator causador da tuberculose é uma bactéria chamada Mycobacterium Tuberculosis, ou o Bacilo de Kock, que provoca uma infecção, geralmente na região dos pulmões, dado que sua transmissão é realizada de maneira semelhante à da gripe comum: a aglomeração de muitas pessoas, o contato com a saliva ao tossir ou espirrar, e o contato com o sangue.

O uso de substâncias como o tabaco e o álcool pode enfraquecer o sistema imunológico e tornar o organismo ainda mais propício para a doença, que afeta geralmente os pulmões, e o cigarro também os enfraquece.

Fatores que causam prejuízos ao sistema imunológico como uma manutenção pobre da saúde do organismo por meio de alimentação ruim, falta de exercícios físicos e da obtenção dos nutrientes necessários para o corpo também podem indicar um risco para obtenção de tuberculose.

Tratamento

É imprescindível buscar tratamento médico adequado para os casos de suspeita de tuberculose, tanto para que o diagnóstico seja realizado corretamente quanto para fazer com que os remédios administrados possam ser eficazes para o paciente.

A maioria dos tratamentos para a tuberculose envolvem a administração de antibióticos, que proporcionam uma cura adequada e evitam o aparecimento de sequelas, mas é crucial que o paciente siga à risca as orientações para a utilização dos mesmos, dado que a duração do tratamento leva em torno de seis meses.

No período de tratamento da tuberculose é necessário que o paciente passe por consultas periódicas que irão possibilitar a avaliação correta dos resultados obtidos através do mesmo.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!